SEJA BEM-VINDO À E.M.E.F. HEITOR SOARES RIBEIRO




Conheça um pouco de nossa história e também sobre o Projeto UCA - Um Computador por Aluno que, a partir desse ano, será uma inovação pedagógica em nossa Escola.

27/10/2010

ESTUDANTES DA HEITOR SOARES RIBEIRO VIVEM DIA HISTÓRICO


Entrega dos 383 laptops insere alunos da zona rural em ambiente virtual e mudará paradigmas de aprendizagem


Ontem, à tarde, na Florida, 2º distrito de Canguçu, aconteceu a solenidade de entrega simbólica dos 383 laptops aos estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Heitor Soares Ribeiro.


A entrega dos laptops deu-se com a expressiva presença da comunidade escolar e de autoridades que fizeram do 26 de outubro um dia histórico para a educação de Canguçu ao descerrarem a placa de implantação do UCA na Escola. Cada aluno líder de turma e professor conselheiro receberam o computador, simbolizando a entrega, pois as máquinas já estavam na Heitor Soares Ribeiro. Para uso responsável dos laptops, foi assinado um termo de compromisso junto aos pais, de forma que, cada estudante terá o seu próprio computador.

Para o Prefeito Cássio Mota, além das questões do aprendizado, o fato representa um grande avanço para os alunos e as famílias porque o acesso à internet propiciará o acesso à informação e, por consequência, o desenvolvimento do meio rural. Ândrio Aguiar, Secretário Municipal de Educação e Esportes, agradeceu à direção e aos professores da Escola pela receptividade em ter o UCA e pela parceria formada no sentido de desenvolver o novo suporte pedagógico. Já, Claudio Büttow, diretor da Escola, ensejou o apoio da comunidade para o sucesso do UCA.


O momento foi de euforia tanto para pais como para alunos já que todos têm consciência do que representa a ação do UCA para a educação. Já os professores vêm se preparando para a nova experiência, mediante curso de capacitação oferecido pela SMEE e UFRGS para desenvolvimento de novas práticas em termos de planejamento das aulas. A ideia é que cada sistema de educação construa a melhor forma de operacionalização.


Os computadores portáteis que, a partir de agora, alunos e professores usarão no cotidiano escolar como a mais nova e poderosa ferramenta de trabalho são provenientes de uma parceria da Prefeitura de Canguçu por meio da Secretaria Municipal de Educação junto ao MEC, pelo Programa Um Computador por Aluno, mais conhecido por UCA. A Escola Heitor Soares Ribeiro foi uma das primeiras do Brasil a ser contemplada com os laptops e também será uma das pioneiras em redesenhar a ação pedagógica frente a essa nova dinâmica tecnológica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário